29 de junho de 2013

Gabriela foi morar com as colegas de classe

Assim como a Thais, a Gabriela, dona do blog Silver Lining, foi morar em outra cidade que não é tão longe da sua cidade natal para estudar e ao invés de morar sozinha, resolveu morar com duas amigas que estava com ela. 
Acredito que a maioria dos jovens tem o desejo de morar sozinho né? Sair de casa, descobrir o mundo, ter aquela independência... Seja qual for o motivo eu também já fui assim. Com 17 anos(fiz 18 no inicio do curso em março) passei no curso que eu queria(Direito) em uma faculdade de Campinas, interior de São Paulo. Não é muito longe da cidade que eu moro, Limeira, na verdade dá uns 40 minutos por isso mesmo indo de van seria tranquilo. É claro que eu queria de cara mudar, procurar apartamento e tudo mais, porém essas coisas levam tempo e dinheiro né? Demorou bastante para eu achar um bom lugar porque apartamento em Campinas é muito caro e muitos deles você acha em péssimas condições. E quando você vai procurar um lugar precisa analisar cada detalhe antes de assinar um contrato, valor do aluguel mais condomínio, se o gás é incluso (alguns são), se é perto da onde você estuda, se vai precisar de carro ou pegar ônibus, sem tem ponto de ônibus perto, supermercado, banco. Tudo isso tem que ser de preferência perto do prédio porque senão complica a sua vida. É bom que tenha um banco por perto e supermercado também porque faz toda a diferença. Também tem que estabelecer uma meta de quanto você pretende gastar, quanto você pode. Na minha sala a maioria dividia. Eu no fim acabei também indo morar com mais duas meninas. Eram três quartos então cada uma tinha o seu e dividíamos o banheiro. Isso é algo que precisa ser levado em consideração. Se você escolher dividir eu recomendo ter o seu próprio quarto, todo mundo que eu conhecia que dividia dava confusão. E a pessoa com quem você escolhe dividir o apartamento também é alguém que você tem que se dar bem. Senão no começo até vai de boa,  mas chega uma hora que dá no saco e você não vai aguentar mais. Uma das meninas que eu dividi era da minha sala, e sério morar com alguém que você já conheça nem que seja um pouco, ajuda bastante. Eu sabia quem eram as duas então minha mãe ficou tranquila. É bom apresentar um dos pais para a pessoa que você for dividir o apartamento, eles ficam mais calmos :) E é mais seguro também né. 
Bem eu fiz tudo isso, meu pai me deu um valor mais ou menos de quanto eu deveria gastar, eu e as meninas dividíamos o valor, e a garagem alugávamos para uma mulher do prédio e assim abatia o valor no condomínio. É muito bom. Se uma de nós quisesse usar a vaga pagaria para as outras duas o valor. No nosso caso era 150 reais se não me engano. É o que a maioria faz, pelo menos em Campinas. Eu tinha um carro, mas já que a rua era sem saída deixava na rua mesmo, eram muitos apartamentos então metade do povo deixava na rua!hahah E eu cheguei depois por isso até pedir a vaga demoraria um pouco. As compras de supermercado nós íamos fazer juntas toda segunda-feira. Comprávamos todos os itens essenciais que todas iriam comer e usar tipo, arroz, pão, produto de limpeza e dividíamos o valor em três, o que cada uma queria comprar diferente cada uma comprava o seu. Por exemplo, leite cada uma bebia um tipo então era separado. É um método que dá certo, e sai em conta. Eu separava o dinheiro primeiramente para isso, supermercado, comida que eu comia na faculdade, e assim vai indo, eu ia a bastante festa então tinha que separar um dinheiro para isso também haha não é necessário ir em toda santa festa, sério. Isso pode te levar a falência total! E atrapalhar seus estudos, não vale a pena, o estudo tem que vir primeiro, então é bom tomar cuidado para não se empolgar. Eu graças a Deus consegui conciliar os dois. Separe as festas, barzinhos e baladas que você acha que valham a pena ir. O meu pai mandava dinheiro por semana e eu tinha que me virar, o aluguel ele pagava de casa mesmo, mas se o dinheiro ficar com você é o valor que você deve separar primeiro. Depois conta de água, luz, internet, aliás, internet é algo que você tem que providenciar assim que alugar o local se você usar muito, na faculdade é item essencial né? Telefone eu não acho algo super necessário, é apenas uma conta a mais e só o celular já faz a vez. Morar fora é uma experiência que eu recomendo a todo mundo, faz a gente amadurecer demais, te dá uma noção de quanto custa as coisas, você aprende a dar valor ao dinheiro e é claro que dá saudade, eu mesma morando não tão longe assim de casa estranhei, fiquei com saudade. Morar fora é algo que precisa ser planejado, quando for escolher o curso pesquise bem a cidade antes, qual bairro é mais seguro, se tudo no apartamento está em ordem. Eu não pretendo dividir apartamento com alguém novamente, nunca tive problemas com as meninas, mas tenho minhas manias, gosto das coisas organizadas de certa forma por isso prefiro ter o meu espaço :) Mas isso varia de pessoa né, o ideal é dividir em duas, muita gente(tipo 4 pessoas) acaba dando confusão, é bom morar com mais uma que dai você tem alguém para conversar, não se sente tão sozinha. Depende da sua personalidade também, alguns conseguem conviver e outros não, por isso é tão importante que seja alguém que tenha uma cabeça parecida com a sua. Não precisa ficar ansioso para mudar logo, vai com calma, a não ser que a cidade seja super longe e você precise achar um lugar, pode também achar um lugar provisório e depois com o tempo e trabalhando, juntando dinheiro você arranja um apartamento do jeito que você quer. A liberdade é realmente ótima!haha Você não deve nada a ninguém, não tem que dar satisfações... Mas tem que ter cuidado para não entrar na onda do povo e sair todo dia, beber todo dia, chegar super tarde e no fim se atrapalhar com os estudos. Eu sou apaixonada por decoração então gostava de deixar meu quarto bem decorado e tal, tem gente que não liga né, eu sou das que ligo sim, acho que faz uma baita diferença! Para quem gosta também, o ideal é olhar com calma, ficar de olho nas promoções de lojas tipo Tok Stock, Leroy Merlin... Só pintar uma parede, colocar uma cortina, um tapete já deixa o ambiente mais bonito, mais aconchegante e são coisas que não custam tão caro :) 
Eu agora não moro mais com elas, estou com 21 anos indo morar fora do país agora em julho e lá não pretendo dividir com ninguém. Mas o processo está sendo o mesmo, estou olhando vários sites, vendo o mapa da cidade, sites de lojas, de imobiliárias, tudo para já ter uma noção do preço. E o mais importante de tudo? Faça um curso que seja com a sua cara, que você realmente goste, isso faz toda a diferença e faz toda a dor de cabeça, as contas no fim do mês... Tudo isso valer a pena :)
Sim, o texto realmente é grande, mas vale a pena ler se você quer realmente morar sozinha e quer algumas dicas!


 Manuella Firminy, 17 anos, paulistana, estudante de Jornalismo, adora ler e escrever, é viciada em blogs e por isso tem um monte, adora fotografia, tem um cachorro chamado Pankie da raça Poodle. 

0 comentários:

Postar um comentário