16 de julho de 2013

Bolo de chocolate

      Domingo uma amiga dormiu aqui em casa e eu fiz waffles com calda de chocolate (apenas derreti o chocolate e coloquei um pouco de creme de leite) para o café da manhã. Eu acabei errando a quantidade e sobrou um pouco de calda.

       Então, hoje eu pensei: o que poderia fazer com aquele resto de calda? E adivinha o que veio na minha cabeça? Bolo de chocolate.

      Ai resolvi pensar em uma receita bem fácil e prática que possa ser feita sem batedeira (vai que você acabou de se mudar e ainda não comprou todos os eletrodomésticos, né?)

      Vamos ver como faz?

Ingredientes: 


1 - 1/3 xícara de chocolate em pó
2 - 1 xícara e 1/2 de farinha
3 - 1 xícara de açúcar (de preferência refinado)
4 - 175g de manteiga sem sal amolecida
5 - 1 colher de sopa de essência de baunilha
6 -80 ml de iogurte natural
7 - Dois ovos
8 - Medidores 
9 - Chocolate 70% cacau (mas você pode usar ao leite ou meio amargo)
10 - 125ml de água fervente 

Modo de preparo: 


Você pode juntar todos os ingredientes em uma bacia e misturar. Acrescentando primeiro os ingredientes secos, depois o iogurte, baunilha, manteiga e por último a água. 
Ou, pode colocar no liquidificador/batedeira se achar melhor.
Eu coloquei na bacia e misturei, depois de acrescentar a água ficou assim:

Dica da Pri: 

- Antes de começar a fazer a massa o ideal é ligar o forno a 180 graus pra ir aquecendo. 
- Hoje fiz um teste diferente, normalmente um unto a forma com manteiga e farinha mas hoje resolvi colocar papel alumínio pra facilitar na hora de tirar o bolo da forma e também não sujar a forma. Pra quem odeia lavar louça essa é boa!
- Coloquei pedacinhos de chocolate em cima do bolo e ficou assim antes de levar ao forno:


No meu forno ele ficou durante 30 minutos mas vale lembrar do truque do palitinho: enfia um palito de dente lá dentro e se ele sair limpinho é porque o bolo esta pronto!


Dica da Pri 2: 
- Eu fiz uma caldinha ( 1/2 xícara de água, 1 colher de sopa de chocolate em pó e 1/2 xícara de açúcar) pra jogar em cima do bolo e deixa-lo bem molhadinho
- Como eu não tinha nada quadrado para colocar o bolo acabei "desmontando" ele. Rechiei com doce de leite argentino e coloquei a calda de chocolate por cima. 



E o projeto final ficou assim:


    Ficou "feinho" porque tive que desmonta-lo e deixar na forma redonda. Mas posso dizer que ficou uma DELICIA.

  Espero que seja uma boa receita para aqueles dias que estamos desejando um doce mas a preguiça não deixa falar nada mais elaborado! 

Beijos ;)


 Priscila Veiga para o pai, Priscila para a mãe e Pri para os amigos. Sonhadora e romântica, apaixonada por desenho animado, esmalte, rock e principalmente gastronomia.

0 comentários:

Postar um comentário