30 de novembro de 2013

Morar sozinha não é um destino, mas uma viagem!


Oi!!
Me sinto honrada por escrever neste blog pela primeira vez! Obrigada Manuella!

Resolvi fazer uma pequena entrevista para me conhecerem melhor e abordar já alguns tópicos sobre os temas que irei falar aqui no futuro!

Quando comecei a querer morar sozinha...

Eu morei muitos anos só com o meu pai e, credo, como foi exigente!! Discutíamos muito por coisas bem simples! Ele colocava a publicidade em cima da bancada com o caixote do lixo ao lado e eu perguntava:

- porque não colocas a publicidade logo no lixo se já a leste?
- um dia que tenhas a tua casa fazes como tu quiseres! – respondia ele.

Outro dia perguntava eu de novo:

- pai queria tanto ter outro gatinho! Vá lá!
- um dia que tenhas a tua casa tens os bichos que quiseres! – respondia ele de novo.

Eheheheh, claro que comecei mesmo a desejar ter o meu espaço por completo!

Mudei... e agora?

Eu sempre tive muitos concertos pois vivia na capital de Portugal. Tocávamos em festas da cidade, concentrações motards e bares. Quando me mudei deixei todos os projectos e fui à minha procura. Sim, acho que esse é um dos objetivos em morar sozinha, ter independência e poder ser eu própria sem controlo exterior.

Mas eu tinha que me exceder não é? Mudei para uma cidade na outra ponta do país. A procura do primeiro emprego, a mudança de morada, a gestão individual de tudo... Os primeiros tempos foram mais difíceis pois nem sequer blogs assim conhecia (já foi há uns anos!).

Então, passei por vários apartamentos até morar no que estou agora. Não nasci organizada e viver a adolescência com um pai não me deu tantas dicas de lida doméstica quanto isso!

Quando surgiu a minha paixão por organização?

Eu comecei sentindo que não tinha tempo para nada. Estava fazendo de tudo para pagar as contas, trabalhando em várias coisas diferentes e uns quantos trabalhos free-lance, sem vida social, casa desarrumada. Sufoquei e senti aversão pois sei que minha mãe foi doméstica muitos anos e eu tinha que ter isso algures no meu sangue! Também descobri que a minha gatinha Kitty era asmática e tinha espirros compulsivos talvez devido ao pó. Imaginem gatinho fazer "atchim" 10 vezes seguidas... 

Comecei a investigar na internet, fiquei até às tantas várias noites lendo sobre organização, sistema Fly Lady e coisas do género. A curiosidade crescia, o entusiasmo começava a verificar-se na prática... lembra a cara daquelas bruxinhas quando estão descobrindo um antídoto?

O maior segredo que posso partilhar é o meu blog. Sim! Você quer ser organizada? Crie um blog!! Simples assim, pois pelo blog você cria um compromisso com quem lê, uma motivação extra para aqueles momentos que você se sente só, sem apoio. Criei o meu cerca de 4 meses depois que comecei a devorar leituras sobre organização e em um mês destralhei literalmente toda a minha casa, assunto este que irei partilhar brevemente em outro post!

Qual o meu grau de satisfação em minha casa hoje?

Excelente, muito elevado! Pois entretanto descobri a vida simples e o minimalismo, e estes estão diretamente ligados com o nível de organização que eu precisava para o meu tipo de vida. Não sou apegada à minha casa, mas me sinto muito melhor sabendo que ela está limpa (tornou-se muito rápida a limpeza dela) e se mantém organizada com mais facilidade devido aos vários sistemas que descobri e estou usando.

O mais importante nisto tudo foi a viagem que percorri até agora. Sinto-me bem, feliz no meu espaço... e tenho a salientar que a minha relação com meu pai nunca foi tão boa como agora que não moramos juntos!


 Fátima Teixeira, mulher, DONA DE CASA, música (musicista) E PRofessora. ACREDITA que "menos é mais" e que o poder de ter APENAS O ESSENCIAL oferecE espaço para ser mais feliz junto daquilo que realmente É importante.

2 comentários:

  1. Oi Fátima! Vim te ver...rs...que legal esse post, começou bem! Meu pai tb era muito severo mas era bagunceiro...rs

    Como é bom quando somos nossa melhor companhia,não é? Estou vivendo isso,pois meu marido tem passado muitos dias fora fazendo shows e só tem ficado em casa aos Domingos e segundas!!!

    É isso mesmo que vc falou, quanto menos ( bens materiais) é mais ( tempo livre para se viver só ou com quem se ama)

    Aguardo novos posts,parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Paula! Agora entendo como você continua tão ligada à música!! Até muito breve!

      Excluir