20 de dezembro de 2013

Minimalismo ou Organização?

Eis a questão!

Apesar do estilo minimalista contribuir em muito para uma vida organizada, são ambos conceitos muito diferentes! Já pensou quanta gente organizada de um jeito lindo e com suas tralhinhas todas na casa e na vida? E quanta gente minimalista que por natureza tem um gene de desorganização?

Eu decidi procurar uma vida simples com um bom toque de organização. Achava que gostava de demasiadas coisas para alguma vez ser minimalista! Comecei por criar lugares específicos para tudo na casa, desde coisas básicas como as chaves e a correspondência, até roupas, loiças e sobretudo material de trabalho. Reciclei e decorei vários objetos com esse fim e seleccionei vestuário e objetos que estivessem deteriorados ou velhos!

Ao longo deste processo senti que estava usando mais tempo do que queria para organizar e arrumar a casa. Para limpar o pó tinha que desviar imensa coisa, para varrer ou lavar o chão igual... Bah, tinha demasiada "tralha" no meu caminho!

Tive aquele momento click: a tralha seria o meu vírus?

Influenciada por vários blogs e ebooks experimentei retirar do meu quarto todas as coisas que eu não usava e ocupavam espaço. Tive o cuidado de deixar as superfícies o mais simples possível e fiz uma seleção cuidada de literalmente tudo:

Utilizo? Preciso? Faço questão? É essencial?

Aquilo levou-me a uma reflexão tão interior, cheia de novidade e ainda a resultados que nunca tinha imaginado: o meu quarto agora limpava-se (todo) em apenas 15 minutos e mantinha-se organizado sem qualquer esforço! A consequência foi começar a limpá-lo muitas mais vezes que o normal, viciei na brisa de quarto bem limpinho e leve... Era como abrir a caixa pandora e descobrir o que encaixava perfeitamente no tipo de vida que eu levava e queria!

Este processo rapidamente se expandiu para o resto da casa e para a minha vida. O mais difícil (descobrir o truque que resultava para mim) já estava. Quando surgiram interrogações em momentos que tivessem um desapego com carga emocional maior, eu sentia a resposta com muita naturalidade. Afinal eu já sabia como o resultado me fascinava.

Uns bons meses depois descobri que afinal já tenho o essencial e não sinto falta de coisas que achava importantes só porque gostava... Vivo mais, descobri que gosto de várias coisas mas são tão poucas aquelas que eu realmente sinto falta! A Rita tem um artigo que fala muito bem disto.

Minimalismo é ter o essencial na vida, não só fisicamente mas também emocionalmente. É sentir-se feliz tendo mais tempo para o que você realmente quer e gosta. Como os gostos variam de pessoa para pessoa, o minimalismo ganha várias variantes, porém tudo se resume ao mesmo ponto! Cuidado pra não confundir vida simples organizada com minimalismo!

Você não tem de ser minimalista para ser organizado. Nem tem de ser organizado para ser minimalista. Eu adaptei a organização ao estilo de vida que eu queria e resultava comigo. Você deve fazer o mesmo consigo: procure o equilíbrio entre todas as coisas que tem na sua vida e o quão feliz elas o fazem.

Por favor não critique minimalista achando que ele não tem nada ou vive no vazio. Para mim ele tem exatamente tudo: não só o essencial, como o espaço e o tempo!




 Fátima Teixeira, mulher, DONA DE CASA, música (musicista) E PRofessora. ACREDITA que "menos é mais" e que o poder de ter APENAS O ESSENCIAL oferecE espaço para ser mais feliz junto daquilo que realmente É importante.

2 comentários:

  1. Gostei muito! Adoro os textos da Fátima! E partilho dos mesmos pensamentos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Por incrivel que pareça eu estou vivendo exatamente esse momento. O do desapego. Mas com um medo terrivel, o de por coisas fora que um dia me podem fazer falta. Sei que isso é meio idiota, porque se nunca usei provavelmente nunca usarei, mas sinto esse apego. A coisas compradas/oferecidas não, descarto facilmente se precisar, mas recordações, livros antigos e etc... Tá muito difícil. Espero que este novo ano me ajude a ganhar esse foco e desapegar geral. E concordo plenamente com as palavras. Pessoas minimalistas não significa pessoas organizadas e vice-versa. Acho que pra já sou uma pessoa organizada-não minimalista. Obrigada por esse post! Precisava ler mesmo!

    ResponderExcluir