22 de junho de 2013

Thais foi morar sozinha para estudar

Quando criei o projeto, decidi que não iria mostrar para vocês somente o que eu estou fazendo e/ou o que estou achando, decidi que iria trazer depoimentos de pessoas que estão se planejando para ir morar sozinha (geralmente são os colaboradores que falam sobre isso) e de pessoas que já moram sozinhas.

Esse é o nosso primeiro depoimento e a sortuda é a Thais, 17 anos que é de Joinville, SC, porém teve que se mudar para Apuracana, Paraná, por conta dos estudos, vamos conhecer essa história?
Eu sempre tive o sonho sair da casa dos meus pais para cursar faculdade em outra cidade. Ano passado quando chegou o momento de me inscrever no vestibular, escolhi uma universidade em São Paulo (amo aquela cidade e quero morar lá um dia <3), infelizmente não passei. Em janeiro fiquei sabendo do Sisu e decidi me inscrever e tentar a sorte, para minha surpresa acabei passando!

Entrei no curso de Design de Moda na UTFPR de Apucarana. Nunca tinha ouvido falar dessa cidade e quando fui pesquisar descobri que ficava no norte do Paraná, a aproximadamente 500km de distância de Joinville. Sabia que seria uma aventura e tanto me mudar para um lugar longe, onde eu não conhecia absolutamente ninguém, mas decidi ir. Recebi apoio total da minha família e dos meus amigos, isso foi e está sendo muito importante! Nos momentos em que as coisas ficam difíceis por aqui, saber que tem gente torcendo pelo meu sucesso, me incentivando, é o que me faz continuar.
No final de março eu e minha mãe passamos um dia aqui na cidade para conhecer e procurar um lugar para eu morar. As aulas só começaram em maio, mas eu ainda não tinha onde ficar então fui para um hotel. Passei o primeiro mês todo no hotel e através do grupo de calouros da faculdade encontrei um lugar pra ficar.Aconselho quem for fazer faculdade fora a tentar conversar com algum veterano antes, pedir dicas de repúblicas e afins, procurar no facebook grupos da faculdade que vai cursar, ajuda muito! 
O começo foi um pouco estranho, de repente me vi com tanta liberdade que nem sabia o que fazer com ela. É o máximo poder acordar a hora que a gente bem entender, comer o que a gente quer e quando a gente quer, não ter ninguém para reclamar da bagunça, sair de casa e voltar a hora que quiser, sem dar satisfação a ninguém. Mas também é preciso manter o foco! Não dá pra ficar na internet até 6h da manhã e acordar só na hora de ir pra faculdade, comer tudo quanto é tipo de besteira que não comia em casa porque não sabe ou tem preguiça de cozinhar (sério gente, passei mal por ter feito isso!), deixar a casa de pernas pro ar (chega uma hora que nem você vai aguentar mais), ir em todas as festas, socis e afins e esquecer que está ali com o objetivo principal de estudar. 
É claro que ninguém tem que ficar trancado no quarto estudando durante todo o curso, pelo contrário: saiam! Conheçam novas pessoas, novos lugares, mas tenham bom senso: quinta a noite tem uma festa que promete mas na sexta você tem aquela prova, será que vale a pena arriscar sua nota por uma noite de diversão? Estudo antes, diversão depois. É possível conciliar os dois e ser feliz! 
Essa nova vida traz muitas responsabilidades. Eu passei a dar mais valor ao dinheiro, agora antes de comprar algo penso se realmente preciso daquilo, se pode ser substituído por outro produto mais em conta. Aprendi a economizar água, energia elétrica, aprendi a ir ao mercado (e como sai caro comprar tudo o que gosto!), até a fazer pequenos consertos estou aprendendo, cada dia é uma nova experiência.
Se você gostou desse depoimento e quer saber mais sobre como é a vida da Thais morando sozinha, conheça o blog dela, Once upon a girl time.


 Manuella Firminy, 17 anos, paulistana, estudante de Jornalismo, adora ler e escrever, é viciada em blogs e por isso tem um monte, adora fotografia, tem um cachorro chamado Pankie da raça Poodle. 

0 comentários:

Postar um comentário