7 de março de 2014

4 semanas aprendendo a não procrastinar

Acontece-lhe deixar tudo para a última da hora? Ou usar continuamente a "desculpa" de deixar algo importante para amanhã?
Adiar tarefas adquiriu o seu nome mais recente: procrastinação.

Existem vários motivos que nos levam a procrastinar, entre eles: distrações (redes sociais, emails, telefonemas), stress, desmotivação, cansaço, medo, desorganização, perfeição, sensação de se estar sobrecarregado ou sem saber por onde começar, ou ainda relacionado com a tarefa se a achar complexa, vaga, difícil ou extensa. Identificou-se em alguma parte?

Durante o mês passado fiz um mini-curso do Leo Babauta a propósito de criar o hábito de não procrastinar e resolvi partilhar convosco a base do plano. Cada semana é um patamar novo, mas todo o mês está interligado para conseguir desenvolver este hábito:

1ª semana
Focar na realização da MIT (Most Important Task). Esta é a tarefa mais importante a realizar nesse dia. Pode ser pagar as contas, limpar a cozinha, preparar uma conferência para o trabalho, estudar um capítulo de matemática... É indispensável que esta tarefa seja definida no máximo pela manhã (senão na noite anterior) e durante o dia se lembre e a realize!

2ª semana
Paralelamente à MIT deve introduzir o conceito de "começar". O objetivo é dar iniciativa, mesmo que não cumpra toda a tarefa. E isto dá a definição mais exata: procrastinar não é mais senão adiar o início de uma tarefa!

3ª semana
Nesta fase já temos a MIT e o começo da tarefa, mas alguns impulsos ainda surgem então lembre-se de fazer "a pausa". Isto é, quando por um momento tiver vontade de procrastinar páre. Respire. Assista essa vontade de procrastinar mas não aja pelo impulso, apenas veja, deixe-a desaparecer e volte para a sua tarefa.

4ª semana
Na última semana a intenção é continuar a trabalhar nestes hábitos, repetir, estar atento aos impulsos, entender as causas.

O hábito adquire-se com o tempo e a repetição. Experimente tornar pública a sua intenção em não procrastinar, comente-a no seu blog ou com um amigo. O compromisso e a responsabilidade em cumprir contribuem. Por vezes eu procrastinava porque a tarefa era difícil, extensa ou iria demorar... nesse caso divida-a em partes, procure estratégias que resultem. Acima de tudo tenha consciência de cada momento do seu dia e aproveite o seu tempo ao máximo!

E aí, já cumpriu a sua MIT de hoje? ;)


 Fátima Teixeira, mulher, DONA DE CASA, música (musicista) E PRofessora. ACREDITA que "menos é mais" e que o poder de ter APENAS O ESSENCIAL oferecE espaço para ser mais feliz junto daquilo que realmente É importante.

0 comentários:

Postar um comentário